Quando o assunto é Bolsa de Valores, você conhece os benefícios de investir em empresas que pagam altos dividendos?
Primeiramente, todos nós tendemos a investir em empresas que estão obtendo bons lucros e têm um bom potencial de ganhos futuros.
Entretanto, quantos de nós tendem a se preocupar com o que a empresa tende a fazer com esses lucros.
Logo, muito poucos investidores de varejo tendem a verificar se a empresa pretende reinvestir os lucros passados ou se tende a distribuir esse lucro entre os acionistas como dividendos.
Dessa forma, alguns analistas preferem empresas que pagam altos dividendos e outros preferem empresas que tendem a reinvestir o lucro e pagar dividendos mais baixos.
Então, preparamos este artigo para tentamos destacar os benefícios de investir em empresas pagadoras de dividendos elevados considerando a situação econômica atual.
Benefícios de investir em empresas que pagam altos dividendos
Antes de mais nada, a situação econômica futura é incerta. Com os mercados de ações se digladiando, os investidores podem ser pressionados a encontrar ações de crescimento.
Contudo, também não há muitas boas notícias fluindo. A inflação ainda é preocupante e, portanto, espera-se que os mercados permaneçam dentro do intervalo, ou até mesmo um pouco abaixo, nos próximos meses.
Nesses momentos, é sempre aconselhável optar por empresas com alto rendimento de dividendos, pois elas tendem a fornecer um fundo de reserva em períodos de recessão.
Desse modo, como o cenário econômico ainda parece sombrio, seria melhor optar por empresas que pagam mais dividendos do que empresas que tendem a reinvestir os lucros, pois o futuro ainda é incerto.
Veja também: Advogado Trabalhista
Como investir na bolsa de valores?
Você pode estar investindo para valorização do capital, mas receber um bom dividendo de vez em quando ajuda a construir seus próprios fluxos de caixa.
De fato, boas empresas pagadoras de dividendos devem formar o núcleo da estratégia vencedora do investidor de longo prazo na Bolsa de Valores.
Isso ocorre porque todos os anos, à medida que os dividendos aumentam, o fluxo de caixa dos investidores aumenta.
Dessa forma, o dividendo é a melhor maneira pela qual um investidor pode participar dos lucros da empresa.
Desse modo, as empresas que geram bons fluxos de caixa geralmente recompensam os acionistas com bons dividendos.
Logo, a medida que os lucros e os fluxos de caixa das empresas aumentam ao longo dos anos, os dividendos também tendem a aumentar, e um investidor também ganha um bom dinheiro apenas com dividendos.
Veja também: Como ganhar dinheiro na internet?
Dividendos: isento de impostos
De acordo com a Lei Nº 9.249, de 26 de Dezembro de 1995, o dividendo pago pelas empresas é isento nas mãos do investidor.
Portanto, o investidor não é responsável pelo pagamento de quaisquer impostos sobre a Receita de Dividendos.
Como escolher boas empresas pagadoras de dividendos?
Em primeiro lugar, ao investir na Bolsa de Valores em empresas que pagam altos dividendos, você deve sempre ter cuidado com empresas que oferecem rendimentos de dividendos irresistíveis.
Muitas vezes, os investidores veem altos dividendos nos papéis cor de rosa e correm para comprar as ações apenas para descobrir que a empresa interrompeu o pagamento de dividendos ou o reduziu consideravelmente.
Logo, ao selecionar boas empresas pagadoras de dividendos para investimento, tenha em mente os seguintes pontos:
Opte por empresas com bom histórico de pagamento de dividendos
É altamente recomendável que um investidor opte por empresas que tenham um bom histórico de pagamento de dividendos.
Além disso, uma empresa que aumentou consistentemente seu pagamento de dividendos é sua melhor aposta.
Portanto, empresas em negócios de consumo que exigem menos capital são muitas vezes as que tendem a pagar altos dividendos aos acionistas.
Bolsa de Valores: Bom rendimento de dividendos
De antemão, procurar empresas com bom rendimento de dividendos também é uma maneira de procurar ações de valor.
Dessa forma, eles geralmente estão negociando em múltiplos de PE(Preço/Lucro) tão baixos que qualquer desvantagem é limitada.
Contudo, se você mantiver essas ações por tempo suficiente, em algum momento ou outro, os investidores começarão a entrar e você poderá desbloquear avaliações significativamente mais altas.
No entanto, às vezes os investidores podem ter que esperar tempo suficiente para que isso aconteça.
Veja também: Contabilidade área da saúde
Onde investir meu dinheiro?
Se os fluxos de caixa rápidos são o que você procura, sempre procure empresas que atualmente não pagaram dividendos, pois estariam no processo de pagamento de dividendos anunciados e você poderia receber dividendos em um curto período de investimento na empresa.
Também é aconselhável ficar de olho nas datas de registro para pagamentos de dividendos.
Dessa forma, se sua empresa está pagando um dividendo inesperado, o preço das ações geralmente se ajusta para levar em consideração esse pagamento de dividendos, corrigindo um pouco.
Entretanto, isso não deve ser muito motivo de preocupação para os investidores que detêm boas empresas de pagamento de dividendos no longo prazo.
Bolsa de Valores: Resumo
Optar por empresas que pagam altos dividendos ou empresas que pagam baixos dividendos é sempre uma questão de opinião pessoal, pois ambas têm seus pontos positivos e negativos.
Dessa forma, se você tem apetite ao risco, as empresas que pagam baixos dividendos são adequadas para você, pois estariam reinvestindo os lucros para obter mais retornos.
Contudo, se você tem um apetite baixo ao risco, as empresas que pagam altos dividendos são mais adequadas ao seu perfil, pois os lucros obtidos são distribuídos entre os acionistas em vez de ser reinvestido, o que diminui o risco associado à ação.
Além disso, comprar Bitcoins pode ser muito lucrativo hoje em dia e cada vez mais investidores estão entrando em criptomoedas.
Em conclusão, seja você um investidor de alto risco ou um investidor de baixo risco, um portfólio eficiente deve consistir em ambos os tipos de ações.
Afinal, a proporção dessas ações em seu portfólio, no entanto, depende se você é um investidor de alto risco ou um investidor de baixo risco.