O casamento moderno é inclinado a muito mais carga de compromissos e rotinas em comparação com outrora.
Não se trata de algo generalizado, mas é evidente as mudanças de aspectos e valores quando tal comparação é feita.
Hoje, os problemas de rotina e monotonia no relacionamento moderno são grandes causadores de separação e divórcio aos montes.
Essa é uma afirmação feita por Maicon Paiva, especialista em união amorosa e crise no relacionamento.
O Espiritualista e membro fundador do Espaço Recomeçar explica que a rotina consome diversos casais que negligenciam a manutenção da relação, algo que todos os casais devem realizar no casamento.
“Se deixar levar pela rotina de múltiplas tarefas e colocar o tempo ao lado do parceiro em segundo plano sempre, é o ponto-chave para que esse problema afete a relação em médio e longo prazo. Enquanto um ou ambos os parceiros não enxergarem que esse é um problema grave, a rotina vence e a relação perde todas às vezes”, revela Paiva.
“Por mais que as responsabilidades cotidianas também não possam ser negligenciadas, o casamento não deve ser colocado em segundo plano. Tudo é questão de um ajuste e planejamento que podem ser realizados para salvar essa relação da rotina impiedosa e da monotonia cansativa”, afirma Paiva.
Problemas de personalidade na relação amorosa
Maicon Paiva do Espaço Recomeçar revela que a personalidade forte ou a falta de personalidade podem afetar a relação de várias formas.
“Viver em um casamento com uma pessoa de personalidade forte pode ser uma provação para a outra pessoa. No entanto, quando um casal se ama, ambos se propõem a ajustar pontos, pensamentos e hábitos, assim como conceitos e formas de agir”.
“Um casamento é algo dinâmico e as pessoas devem interagir entre si dentro da relação para melhorar o convívio. Se a falta ou o excesso de personalidade estão atrapalhando, é hora do casal conversar e buscar ajustes necessários. Essa postura deve ser a mesma na hora de lutar contra a monotonia ou excesso de rotina. Há casal que, por conta da rotina passam meses sem ter relação sexual”, diz o especialista.
“Um afastamento a esse nível deixa claro que o casal precisa intervir de alguma forma para mudar essa rotina. Existem diversos materiais publicados que podem auxiliar esse casal com medidas simples. A ajuda especializada também é uma opção que deve ser explorada, independentemente do quão um problema pareça trivial”, alerta Maicon Paiva.
Problemas de maturidade na vida a dois
Assim como a rotina e a monotonia afetam o casal, Paiva explica que os problemas de maturidade na vida a dois também precisam de atenção.
“Um casal imaturo é aquele que não compreende o peso da responsabilidade de uma vida amorosa a dois. Negligenciar a outra pessoa por conta de uma rotina, muitas vezes supérflua, é um ato de imaturidade. Ser imaturo vai além de ser ciumento ou de não ter tido outras experiências conjugais”.
“Ser alguém maduro no casamento é o mesmo que olhar as coisas de forma ampla e ver que a maioria dos casais sofre com a imaturidade quando falta empatia, carinho, indulgência, amizade, parceria, além de outras qualidades. Culpar somente o ciúme é pouco, tendo em vista que há diversos problemas que consomem os casais e levam a relação ao término”, fala Paiva.
Problemas de independência
“O egocentrismo não combina com o casamento, que é um compromisso de união, parceria e divisão. Problemas de independência na relação podem ser causados pelo excesso de personalidade ou pela falta de uma âncora emocional. Seja qual for o caso, buscar apoio psicológico e espiritual mediante a ajuda especializada é fundamental”, conclui Paiva.
Leia outras matérias interessantes publicadas periodicamente aqui no site e esteja sempre em contato com uma gama diversa de assuntos e dicas para o seu dia a dia.
Veja também: Ereção Fraca: causas, sintomas, como tratar?